Mais notíciasNotícias

 

 

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa condecorou o Presidente cessante da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Evaristo do Espírito Santo Carvalho, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, numa cerimónia realizada no salão nobre da Chancelaria da Embaixada de Portugal em São Tomé, no passado dia 1 de outubro.


Esta homenagem ao Presidente Evaristo Carvalho destaca o seu papel no estreitamento das relações entre Portugal e São Tomé e Príncipe, assim como o trabalho realizado no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

 

 

 

Condecoração

Fonte: Presidência da República Portuguesa (https://www.presidencia.pt/atualidade/toda-a-atualidade/2021/10/condecoracao-do-presidente-cessante-de-sao-tome-e-principe/)

 

 

Imagem7

 

Assumiu as funções de Adido de Defesa em São Tomé e Príncipe e de Adido de Defesa não residente no Gabão e na Guiné Equatorial, em 04 de outubro de 2021, o Coronel de Administração Aeronáutica Paulo Jorge Gonçalves da Cunha, da Força Aérea portuguesa, em substituição do Coronel de Artilharia José Augusto Oliveira Costa dos Reis, do Exército português.

Nessa sequência, os dois Oficiais, acompanhados pelo Embaixador de Portugal em São Tomé, Dr. Rui Carmo, foram recebidos em audiência pelo Primeiro-Ministro da República Democrática de São de Tomé e Príncipe, Dr. Jorge Bom Jesus, na qualidade de Ministro da Defesa e Ordem Interna (MDOI).

Nessa cerimónia, participaram ainda, o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (CEMFA) santomenses, Brigadeiro-General Idalécio Pachire, o Vice-CEMFA, Coronel Olinto Paquete, o Secretário-Geral de Segurança Interna, o Subintendente João Alvim, a Diretora do Gabinete do MDOI, Dra. Lassalete Neto, o Diretor de Política Nacional, Capitão Kenente Nascimento, o Assessor Principal do MDOI, o Coronel Marçal Lima.

Seguidamente teve lugar uma cerimónia de entrega do louvor atribuído pelo Primeiro-Ministro, ao Adido de Defesa em São Tomé e Príncipe, Coronel Costa Reis, pela forma como “…cumpriu de forma exitosa a missão para a qual foi designado e muitas outras de interesse deste Ministério das Forças Armadas e, consequentemente contribuiu para o aprofundamento dos laços de amizade e de cooperação entre os dois países e povos”.

 

 Imagem1 1       Imagem2 1

 

Imagem3 1     Imagem4 1

 

Imagem5 1      Imagem6 1

 

 

 

 

 

O navio patrulha “Zaire”, da Marinha Portuguesa, em missão de capacitação da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, recebeu a bordo, dia 2 de outubro, a visita do Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado pelo Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Rui Carmo, e pelo Adido de Defesa, Coronel Costa Reis, entre outras entidades.

Recebido a bordo pelo Coordenador do “Projeto Zaire”, Capitão-de-Mar-e-Guerra Paulo Cavaleiro Ângelo, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa visitou o navio e proferiu palavras de reconhecimento à guarnição pelo trabalho desenvolvido no reforço das relações bilaterais entre Portugal e São Tomé e Príncipe.

O navio português, comandado pelo Primeiro-Tenente Miguel Vieira e operado por uma guarnição mista, constituída por militares portugueses e santomenses, prossegue a sua missão de fiscalização conjunta e, complementarmente, de Capacitação da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, contribuindo para a segurança marítima no Golfo da Guiné.

 

Imagem6

 

Imagem2

 

 

 

Imagem5      Imagem1

 

Imagem3    Imagem4

 

 

 

 

           

 

 

           

Contactos

Av. Marginal 12 de Julho
C. P. 173 - S. Tomé

+(239) 222 11 30 (Chancelaria)
+(239) 222 41 51 (Secção Consular)
+(239) 222 49 97 (Secretariado Chancelaria)
+(239) 222 28 36 (Gabinete do Adido de Defesa)
+(239) 222 14 55 (Centro Cultural Português)
stome@mne.pt (Chancelaria)
sconsular.stome@mne.pt (Secção Consular)
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Turismo de Portugal

botao instituto diplomatico

2015 botao ue e a lusofonia 150x56

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

CCP SAOTOME

botao alfandegas cplp

Logotipo Portugal Economy Probe