Mais notíciasNotícias

Integrado na programação da Presidência Portuguesa da UE/PPUE,  e organizado em conjunto com a Comissão Europeia, destacamos o webinar intitulado “Together with LGBTI persons: paces, challenges and dialogues”, o qual terá lugar no dia 12 de maio (pelas 9h:30) e que será transmitido na página Facebook da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).

Igualmente no âmbito desta iniciativa destacamos o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=xl8CoCGjBGU, desenvolvido pela CIG.

#LGBTIRightsAreHumanRights

 

 

O Dia da Europa assinala o aniversário da histórica “Declaração Schuman” proferida em 1950, expondo a visão de uma forma de cooperação política que tornaria impensável a eclosão de uma nova guerra entre países europeus, e antecipando que a Europa não se faria de uma só vez, nem de acordo com um plano único. «Far-se-á através de realizações concretas que criarão, antes de mais, uma solidariedade de facto.»

A visão de Robert Schuman de um projeto de paz, democracia e prosperidade partilhada continua relevante nos dias de hoje, e os valores do respeito pela dignidade humana, democracia e Estado de direito, em que assenta a construção europeia, mostram-se fundamentais para a resiliência e recuperação da nossa União da crise sem precedentes que atravessamos. Em 2021, a celebração do dia da Europa tem lugar durante a Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, que tem dado toda a prioridade a uma mobilização dos Estados Membros e das Instituições europeias em torno de uma agenda orientada para uma recuperação económica que se quer justa, verde e digital - em suma para os cidadãos.

Precisamente pelo simbolismo da data, decidiu lançar-se hoje a Conferência sobre o Futuro da Europa (CoFE) na sede do Parlamento Europeu, em Estrasburgo. A Conferência será um grande exercício de democracia participativa, dando a palavra aos cidadãos para contribuírem para uma melhor definição das futuras políticas e objetivos da União. Nela poderão participar todos os cidadão europeus, apresentando ideias e propostas, através de conferências e debates organizados em toda a União e de uma plataforma digital multilingue especialmente desenhada para a CoFE.

O apoio dos cidadãos ao projeto europeu é fundamental e conquista-se com mais participação no processo de decisão europeu e com mais proximidade das Instituições europeias. Esta Conferência vem, assim, abrir um novo espaço de debate para identificar as soluções que melhor respondem às suas preocupações e anseios, em especial no contexto da recuperação pós-pandemia e dos grandes desafios com os quais nos confrontam a transição climática e a transformação digital.

E porque se trata de definir o futuro do projeto europeu, os jovens deverão ocupar um lugar central neste debate. Participe!

A língua que nos une no tempo e no espaço

A UNESCO, em parceria com a CPLP e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, assinala a 5 de Maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa, com um filme evocativo da língua portuguesa como veículo de partilha da cultura e conhecimento nos nove países e nas centenas de comunidades que em todo o mundo falam português.

O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi instituído em 25 de Novembro de 2019 pela UNESCO, numa proclamação subscrita por 193 estados-membros da organização. A iniciativa nasceu de uma proposta apresentada por todos os Estados da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A língua portuguesa é falada por mais de 265 milhões pessoas em todos os continentes, sendo a língua mais falada no Hemisfério Sul.

Esta língua que nos une é a língua da primeira globalização da era moderna, estando na origem de um grande encontro cultural-civilizacional, com uma marca direta e indireta e influências de e para muitas outras línguas no mundo. É património comum dos países de língua oficial portuguesa e é uma declaração de diversidade em si própria.

 

https://we.tl/t-67G6TNxd37

 

 

Contactos

Av. Marginal 12 de Julho
C. P. 173 - S. Tomé

+(239) 222 11 30 (Chancelaria)
+(239) 222 41 51 (Secção Consular)
+(239) 222 49 97 (Secretariado Chancelaria)
+(239) 222 28 36 (Gabinete do Adido de Defesa)
+(239) 222 49 74 (Gabinete da Cooperação)
+(239) 222 14 55 (Centro Cultural Português)
stome@mne.pt (Chancelaria)
sconsular.stome@mne.pt (Secção Consular)
eporcoop@cstome.net (Gabinete da Cooperação)
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Turismo de Portugal

botao instituto diplomatico

2015 botao ue e a lusofonia 150x56

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

CCP SAOTOME

botao alfandegas cplp

Logotipo Portugal Economy Probe