Embaixadora Cristina Moniz

Mensagem da Embaixadora Cristina Moniz

Bem-vindos à página da Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe

Inicio as minhas funções como Embaixadora de Portugal com grande alegria e muito entusiasmo. É uma honra servir Portugal em São Tomé e Príncipe, onde me empenharei, em conjunto com a minha equipa, em reforçar e dinamizar o relacionamento especial que já existe entre os dois países.

Os laços que unem Portugal e São Tomé e Príncipe são profundos, fraternos e muito amistosos. Partilhamos a mesma história e o mesmo espaço lusófono, e estamos destinados a caminhar de mãos dadas por muito tempo, em prol do desenvolvimento sustentável dos dois países.

Empenhar-me-ei no estreitamento do diálogo com as autoridades são-tomenses, procurando identificar mais oportunidades de cooperação política, diplomática, económica, cultural ou nas diferentes áreas de cooperação para o desenvolvimento, como a educação, a saúde, a justiça, a defesa e a segurança, o ambiente e energia. A abordagem procurará sempre ir ao encontro das prioridades identificadas por São Tomé e Príncipe, privilegiando a apropriação das intervenções, bem como a criação de parcerias com diferentes atores.

Estarei atenta às necessidades e expectativas da comunidade portuguesa em São Tomé e Príncipe e procurarei acompanhar com proximidade a intervenção das organizações não-governamentais portuguesas que operam neste país. Valorizarei o papel da sociedade civil, como ator fundamental no processo de desenvolvimento sustentável, com pleno respeito pelos direitos humanos. Interessar-me-ei em especial pela situação das mulheres e raparigas, ciente dos desafios que ainda enfrentam para atingirem a plena igualdade de oportunidades e a não discriminação.

Destaco a importância do incremento do investimento para os dois países e estou certa de que poderemos aprofundar o relacionamento económico e empresarial de uma forma mutuamente vantajosa. Estou assim empenhada em dar o necessário apoio aos agentes económicos e empresariais, no âmbito das competências da Embaixada de Portugal.

Também na área consular, apostarei, com a equipa consular, em prestar sempre melhores serviços, atenta a importância da mobilidade entre os dois países, mas também a exigência que resulta da intensidade do relacionamento entre os nossos dois países e povos irmãos.

Convido-vos a consultar esta página, para informação atual sobre as atividades promovidas pela Embaixada e respetiva Secção Consular, pela Cooperação Portuguesa em geral e pelo Centro Cultural Português.

Poderão também acompanhar as atividades da Embaixada de Portugal através da página de Facebook.

 

 

  • Partilhe