Informa-se que no dia 28 de setembro entrará em funcionamento na Secção Consular da Embaixada de Portugal em São Tomé o novo Portal E-Visa ( https://pedidodevistos.mne.pt/VistosOnline/ ) . Numa primeira fase, servirá, essencialmente, como instrumento de gestão ordenada do processo de agendamento para a entrega de pedidos de visto.

Os interessados em submeter um pedido de visto deverão proceder ao registo no Portal e responder a um questionário que permitirá determinar

Mais se informa que, por força dos constrangimentos que continuam a verificar-se, decorrentes das situações de exceção ainda em vigor, bem como do condicionamento do tráfego aéreo que têm um impacto direto na emissão de vistos de curta-duração (vulgo visto Schengen), o processamento dos pedidos de visto agendados previamente ao agravamento da situação epidemiológica tornaram insustentável a respetiva remarcação, em paralelo, com o processamento de novas marcações. Por conseguinte, todas as marcações pendentes até à data ficarão sem efeito, bem como as numerosas missivas avulsas recebidas em papel, uma vez que configurariam um “canal paralelo” que será descontinuado.

Como nota final, resta sublinhar que, até ao levantamento das medidas restritivas em vigor, o Portal não aceitará pedidos de visto de curta-duração. Porém, os vistos de estudo continuarão a ser tratados em canal próprio, conforme orientações prestadas anteriormente.

  • Partilhe