FUNCIONAMENTO DO PORTAL E-VISA

 Por força da situação epidemiológica a emissão de vistos de curta-duração (Schengen) mantém-se suspensa para viagens não essenciais.

 A marcação da entrega de pedidos de visto de estada temporária e de residência (trabalho subordinado, reagrupamento familiar, tratamento médico, entre outros) deve ser realizada através do Portal E-Visa: https://pedidodevistos.mne.pt/VistosOnline/. O registo é simples, bastando cumprir as instruções indicadas para a obtenção das credenciais de acesso ao Portal E-Visa [mínimo 8 carateres, pelo menos um carater especial (por exemplo, #, %, +, etc.), um algarismo e uma letra maiúscula.

 Ao aceder à área de utilizador do Portal E-Visa, será solicitado que preencha os seus dados pessoais e que responda a um questionário sobre o tipo de visto pretendido, sem necessitar de carregar no Portal a documentação necessária para a instrução do pedido de visto. A documentação deve ser entregue apenas no dia da marcação. A marcação deve ser realizada apenas para uma data e deve certificar-se que não preenche vagas desnecessárias que comprometam a obtenção de vagas para outros requerentes de visto. Receberá a confirmação no endereço de email utilizado para o registo.

No dia da marcação deverá estar na posse de toda a documentação necessária para a instrução do tipo de visto pretendido para garantir que o processo possa dar entrada na Secção Consular. O registo de entrada nas instalações da Embaixada é obrigatório, mediante apresentação do documento de identificação.  

Os pedidos de visto de estudo têm um tratamento diferenciado, através de um sistema de inscrições específico. As inscrições para o ano letivo 2020/21 já se encontram encerradas.

Poderá encontrar toda a informação necessária sobre a tipologia de visto adequada e documentação necessária no Portal de vistos: https://vistos.mne.gov.pt/pt/vistos-nacionais/informacao-geral/tipo-de-visto.

  • Partilhe