A Companhia de Teatro Tradicional Português de Marionetas, S.A. Marionetas, levou o espetáculo “Etc” e o Teatro Dom Roberto a São Tomé e Príncipe, a convite da Embaixada de Portugal e do Camões, I.P. - Centro Cultural Português em São Tomé, em parceria com o Arte Institute de Nova Iorque.

No período de uma semana, esta Companhia realizou espetáculos na Escola Portuguesa de São Tomé e em Neves, para os alunos do projeto de Desenvolvimento Integrado do Distrito de Lembá, tendo também a oportunidade de viajar até à ilha do Príncipe e conhecer o Pólo do Centro Cultural Português na cidade de Santo António.

Estas apresentações permitiram que centenas de crianças, de várias idades, tivessem a oportunidade de assistir quer ao espetáculo “Etc”, quer às aventuras do Dom Roberto, com as histórias “O Barbeiro Diabólico” e “A Tourada.

Ao longo da semana, e aproveitando a sua estadia em São Tomé, os elementos da Companhia de Teatro coordenaram um workshop em construção e manuseamento de marionetas, através do qual alguns jovens atores e artesãos construíram marionetas e fantoches a partir de material reciclado, aprendendo igualmente a manuseá-los, dando vida aos bonecos que construíram.

Por último, no dia 15 de novembro, o grupo Teatro S.A. Marionetas apresentou o espectáculo “Etc” no Centro Cultural Português. Este espetáculo é o resultado de vários anos de trabalho na área do teatro de marionetas, mais especificamente em criações sem a utilização da palavra como veículo de comunicação. Uma forma de fazer teatro que dá ao espectador um universo mágico transportando-o para dentro da acção. Não existindo a barreira da palavra esta produção tem vindo a ser apresentada um pouco por todo o mundo. Teve a sua estreia em Macau e já passou por países como China, Cazaquistão, Coreia do Sul, Indonésia e Irão, recebendo vários prémios, entre os quais se inclui o prémio de melhor manipulação de marionetas, do Festival Animart em Lodz, na Polónia.

 

 

IMG 3700 1             IMG 3747 1

IMG 3760 1             IMG 3786 1 

  • Partilhe