DSCN0086

 

 

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Teresa Ribeiro, realizou uma visita de dois dias a São Tomé e Príncipe, com o objetivo de avaliar com o Executivo santomense possíveis ajustamentos e melhorias no Programa Estratégico de Cooperação (PEC) Portugal – São Tomé e Príncipe 2016-2020, com um envelope financeiro de 57,5 milhões de Euros.


No decurso da visita a SENEC encontrou-se com o Primeiro-Ministro, Jorge Bom Jesus, com a Ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, Elsa Pinto, com a Ministra da Educação e Ensino Superior, Julieta Rodrigues, com o Ministro do Trabalho, Solidariedade, Família e Formação Profissional, Adlander da Costa Matos e com a Ministra da Justiça, Administração Pública e Direitos Humanos, Ivete Correia, com os quais teve oportunidade de fazer um ponto de situação sobre o relacionamento bilateral e a execução do PEC.

No decurso da sua estadia Teresa Ribeiro teve ainda a oportunidade de visitar o Centro Cultural Português e a fragata Álvares Cabral, de passagem por São Tomé, e de assistir à rendição de comando do navio patrulha “Zaire”, que se encontra no país há 1 ano, em missão de formação da Guarda Costeira santomense.

Teresa Ribeiro visitou também o “Centro de Educação para Surdos”, uma iniciativa da “Fundação Formação e Desenvolvimento”, criada em 2013, que conta com o apoio da Cooperação Portuguesa, do Instituto Marquês de Valle Flor e da UNICEF, formando pessoas com dificuldade auditivas entre os 7 e os 40 anos. Recentemente a Embaixada de Portugal financiou a reimpressão do “Dicionário de Linguagem Gestual de São Tomé e Príncipe”, a realização de obras de beneficiação das instalações da escola e a aquisição de equipamento informático.


Foi igualmente visitado pela Secretária de Estado o Jardim Infantil das Irmãs Canossianas, na cidade de São Tomé, frequentado por 782 crianças, entre 1 e 5 anos. O jardim dispõe de 9 salas de aula, 2 berçários e espaços de recreio e lazer, que conta com a colaboração de 60 funcionários, apoiados por 2 Irmãs Canossianas. A Embaixada de Portugal apoiou recentemente o Jardim, com a aquisição de equipamentos lúdicos.


No final da visita, a Secretária de Estado afirmou que “a cooperação tem decorrido de forma absolutamente excelente, tem bons resultados, mas podemos sempre trazer melhorias, fazer ajustamentos em função daqueles que vão sendo os desafios que aparecem. É sempre preciso ajustar, para se saber o que correu bem, o que correu menos bem e o que pode correr melhor. E nós estamos nessa fase".

 

 DSCN0072

 

 

DSCN0061

 

 

  • Partilhe